A NASA divulgou imagens inéditas feitas pelo Rover Perseverance, veículo robótico que explora Marte. Uma rocha foi visualizada onde ela se assemelha a um rosto humano.
Com um semblante cansado e com feições derretidas, foi registrada em uma região em Marte de aproximadamente 45 cm de largura.
Segundo o jornal Daily Mail, o fenômeno chamou atenção pouco tempo depois de outro registro incomum. Uma pedra apelidada de “Castelo de Freya” com aparência semelhante a uma estampa de zebra.
Intrigante e surpreendente
Ao informar que se trata de uma rocha solta, a NASA também disse que é diferente do leito rochoso local. É provável que a imagem captada tenha sido feita no momento em que ela se deslocou de outro lugar. Os registros em Marte reforçam caráter peculiar, além de dinâmico para a geologia marciana.
O planeta é um dos principais focos de estudo no sistema solar, onde também é, além da Terra, lugar onde Rovers foram enviados diretamente para investigar a superfície. Descobertas feitas indicam que o planeta teve, no passado, um clima mais quente e úmido.
Marte também já teve uma atmosfera densa, onde dados alimentam as pesquisas sobre a possibilidade de vida e colonização. Durante a missão no planeta, as imagens chamaram atenção não só da comunidade científica, como do público e dos curiosos.
A cena inusitada de um rosto em Marte reforça o fascínio que desperta em relação às suas formações naturais. Tal movimentação natural levanta hipóteses sobre a atividade no planeta, onde tudo é ainda mais interessante. Com complexidade, o clima é geralmente de ambiente seco e frio.
Desafiando o olhar humano, Marte segue despertando interesse e fornecendo pistas sobre a história do sistema solar. Com essas imagens, mesmo que sem prover vida, elas revelam um planeta cheio de enigmas naturais. Pouco a pouco, a ciência vai decifrando todo esse cenário misterioso.