Tendo o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2025 marcado para ser pago nesta segunda-feira (30), 6,5 milhões de contribuintes serão contemplados. O montante total é de R$ 11 bilhões. Contendo valores residuais de outros anos, os pagamentos vão seguir o cronograma de cinco lotes pelo Fisco.
Contribuintes prioritários estão entre os beneficiados, onde a soma se aproxima de R$ 1,8 bilhão em restituições. Idosos, pessoas com deficiência e moléstia grave são os incluídos. Além disso, profissionais do magistério e com declaração feita com o recebimento via PIX.
Tornando o processo seguro, ele também será ágil. Acessando o site da Receita Federal, é possível verificar a restituição do Imposto de Renda, incluindo o aplicativo oficial. Se tiver pendências, o contribuinte deverá retificar a declaração. O sistema também pode informar sobre a malha fina, exigindo comprovação ou correção dos dados.
Veja como consultar outros lotes
Além dos valores que serão repassados para os contribuintes, o segundo lote do Imposto de Renda 2025 é ressaltado pelo número de beneficiários prioritários. São mais de 4,7 milhões de pessoas que optaram pela declaração pré-preenchida, além do PIX como recebimento.
Toda essa estratégia visa o incentivo de novos métodos para a declaração e pagamento. Eles seguem o cronograma com cinco lotes ao todo. Datas fixas, sendo entre maio e setembro. A organização permite que o indivíduo tenha ciência do recebimento do valor.
Iniciado no dia 30 de maio, os próximos serão nos dias 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro. No portal “Meu Imposto de Renda” é possível acessar no site da Receita Federal. Disponível em tablets e smartphones, a consulta pode ser simplificada ou completa.
Se tiver pendências, é possível que elas sejam retificadas diretamente na plataforma. É importante lembrar que a Receita só faz os pagamentos em contas bancárias no nome do contribuinte. Caso tenha erros ou problemas identificados, o valor não será creditado.