Campinas, Ribeirão Preto, Santos e a própria capital certamente são as cidades mais populares de São Paulo por conta de suas características distintas.
Contudo, existe um lugar no interior do estado que, apesar de ser pouco conhecido, certamente deixará uma impressão marcante nos visitantes.
Situada próxima ao encontro dos rios Tietê e Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul, Ilha Solteira foi uma das poucas cidades planejadas do Brasil, e conta com muitas belezas naturais e uma rica cena cultural.
Pertencente à Região Turística Tietê Vivo, no noroeste paulista, o local é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas, e conta com os seguintes atrativos:
Praias
Com mais de 100 hectares, o Parque Balneário do município é dividido em duas praias, sendo uma delas a Praia Catarina, localizada no Rio Paraná.
Por conta de suas águas calmas e límpidas e infraestrutura voltada ao lazer, ela é a mais procurada pelas famílias que visitam a cidade. Já a Praia Marina é exclusiva para quem gosta de esportes aquáticos.
Situado na margem esquerda do rio São José dos Dourados, o espaço é perfeito para praticantes de windsurfe, jet-ski, prancha à vela, barcos a motor, entre outros.
Cultura e lazer
Conforme mencionado anteriormente, a cultura é um dos pontos fortes de Ilha Solteira, uma vez que a região conta com atrações para todas as idades.
O município conta com locais como a Biblioteca Pública Assis Chateaubriand, o Museu Nara Lúcia Nonato, o Centro de Conservação da Fauna Silvestre, além de shoppings, bares e outras opções.
Além disso, Ilha Solteira também é palco de grandes eventos como feiras agropecuárias e comerciais, festivais de música, torneios de pesca esportiva e até mesmo reuniões e congressos técnico-científicos.
Pesca e outros esportes
Devido à sua localização estratégica, a cidade ainda oferece excelentes condições para a prática da pesca esportiva, atraindo entusiastas de diversas regiões do país.
O planejamento urbanístico também pode chamar a atenção de praticantes de outros esportes, uma vez que isso permitiu que Ilha Solteira conte com muitas praças, áreas verdes, um ginásio de esportes e até mesmo um estádio.