Para aqueles que seguem uma rotina fitness, é essencial incluir fontes de proteína na alimentação. O tamanho dos músculos é potencializado, onde as carnes estão entre os principais alimentos.
Oferecendo entre 16 e 22 gramas de proteína a cada 100 g, a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) retrata os cortes.
Peito de frango sem pele, patinho, bisteca suína e sardinha contam com cerca de 21 g de proteína para aumentar os músculos, tendo o lombo suíno com mais de 22 g.
Teor nutricional
Números se referem à carne já cozida, onde no preparo existe perda de água e concentração de nutrientes. Diante das carnes vermelhas, os cortes com maior teor de proteína são patinho 21,07 g, filé mignon 21,6 g e coxão durão 21,5 g. Para aumentar os músculos, os pescados também surpreendem.
Cação, por sua vez, apresenta 25, 6, em seguida a sardinha aparece com 21,1 g, além do salmão com 19,3 g. Quanto ao frango e à carne suína, eles também apresentam bons índices, principalmente em cortes magros. Mesmo com valores parecidos de proteína para crescer os músculos, o filé de frango é o mais consumido.
Muitas dietas implementam, onde existe menos gordura. São apenas 3 g de proteína a cada 100 g, contra 5,6 do filé mignon e 8 g da bisteca. Sendo uma opção estratégica para aumentar os músculos, o frango não eleva o consumo calórico. Contendo uma combinação entre alta proteína e baixo teor de gordura, o frango é um grande aliado na hipertrofia.
Indo além da quantidade de proteína, na escolha da carne ideal para o aumento dos músculos também está o teor de gordura e o tipo de corte. Os magros auxiliam a manter o equilíbrio calórico de uma dieta, favorecendo o aumento sem acúmulo de gordura. Lombo suíno e patinho são boas opções, já que têm bons aportes nutricionais.
Variando na dieta sem abrir mão da qualidade, os pescados também são ótimos aliados no aumento dos músculos. Cação, por exemplo, lidera a lista dos peixes, contendo 25,6 g de proteína por 100 g. É leve e nutritivo, onde o ideal é montar um cardápio balanceado, incluindo diversas fontes de carne magra ao longo da semana.