Informando, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) falou a respeito, no dia 27 de agosto de 2025, sobre as tempestades que podem ocorrer em algumas regiões.
Servindo não só para São Paulo, mas também para Roraima, Santa Catarina, Paraná, Amazonas, Bahia, Sergipe e Mato Grosso do Sul, moradores devem ficar atentos.
Além das tempestades, será possível notar os ventos um tanto fortes, os quais devem ter uma variação entre 20 e 30 milímetros.
Os alertas
Chegando à máxima de 50 mm somente em um dia, as tempestades contarão com ventos de 60 km/h. Quanto às paralisações, estas podem acontecer por meio dos alagamentos. Indo além, árvores podem cair, causando perigo, e também é fundamental tomar atenção com as redes elétricas.
Durante as tempestades, as pessoas precisam tomar atitudes que as assegurem, sendo que o Inmet não recomenda ficar debaixo de árvores, principalmente quando os ventos estiverem sendo sentidos. Já os carros, estes não podem ficar em proximidade de torres nem de placas.
Caso um celular esteja carregando, é importante tirá-lo da tomada. As tempestades podem causar danos. Se a situação for de calamidade, os moradores podem ligar para 199 da Defesa Civil. Com isso, ainda há a opção dos bombeiros, sendo 193.
O alerta em constituição amarela para as composições do tempo é sobre os problemas que podem acontecer durante as tempestades. Quanto ao vermelho e laranja, estes são ainda mais perigosos. Diante do La Niña, que está sendo muito falado, ele se configura no Oceano Pacífico Equatorial. Com dados da NOAA (Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA), é possível que 56% se desenvolva durante a primavera, especificamente no Hemisfério Sul. O início será em 22 de setembro.
Quando esse fenômeno se apresentar, as tempestades serão ainda mais potentes, e tudo será percebido na região Sul do Brasil. As análises vêm do Climatempo. Sobre isso, no período do inverno, foi possível notar a intensidade do frio. Uma forma de se manter atualizado é acompanhar as previsões, com indicação do Inmet