No verão, a onda de calor toma conta, e usar um ar-condicionado com frequência pode elevar a conta de luz. Para pessoas que moram em um apartamento ou casa alugada, isso também pode vir à tona.
Sendo assim, antes de tudo é possível alinhar diante do contrato onde outras questões podem ser resolvidas com o proprietário.
Além disso, o dono do lugar também precisa dar autorização, e o utilizador do imóvel precisa saber se no espaço existe lugar para comportar um ar-condicionado.
Como resolver essa situação
Ao que se refere às leis, existe a nº 8.245/91, denominada como Lei do Inquilinato. Ela trata das alterações que a pessoa que alugou pode fazer, mas, antes, com a autorização daquele que disponibilizou o local. Indo além, também envolve furos que se faz nas paredes, onde até outras coisas podem ser colocadas.
Pensando em colocar um ar-condicionado, a pessoa que cumpre mensalmente com o valor acordado deve estar ciente de que proprietário não deve pagar por isso. Quanto ao ato de instalar, isso também não é responsabilidade dele. Caso o inquilino queira fazer alguma mudança no apartamento, ou no caso do ar-condicionado, tudo deve sair do bolso dele.
Ultrapassando o local adequado para colocar um ar-condicionado, é preciso conferir se existem não só disjuntores, como também tomadas que comportem o aparelho. Em outro caso, quando o lugar alugado já contém o equipamento, o proprietário deve cuidar dele e fazer as manutenções.
Para instalar um ar-condicionado em um imóvel alugado, a primeira atitude é pedir que o dono do lugar faça um pedido escrito autorizando, podendo chegar até a empresa que cuidou das burocracias relacionadas. Mais importante do que isso, a imobiliária faz apenas a intermediação, ela não é capaz de agir por responsabilidade própria.
Sendo assim, o ato de colocar um ar-condicionado em uma casa alugada vai além de simples impasses. É preciso alinhar, combinar, custear e fazer reparos. Dependendo de como isso foi determinado, as partes devem estar cientes, cada uma com suas respectivas responsabilidades.