Algumas pessoas têm muito medo de aranhas e, quando elas aparecem em suas respectivas residências, só passa uma coisa pela cabeça, que é pegar um objeto e matar.
O motivo pelo qual não se deve matar aracnídeos é que eles têm um papel considerável na natureza.
Os lugares de uma casa em que elas mais podem aparecer são aqueles escondidos e como pouco espaço, especialmente em pequenos buracos nas paredes e até no interior de móveis.
Os fatores
Em algumas circunstâncias, as aranhas só querem um lugar para se acomodar, além de se reproduzirem. Podendo até ser difícil vê-las, boa parte delas não causa nenhum dano à saúde. Indo além, elas são capazes de se alimentar de pestes, sendo consideradas aracnídeos.
A maioria das aranhas que podem ser encontradas em casa são aquelas que contam com pernas longas, as araneomorfas. Produzindo teias, elas fazem isso para aguardar o momento certo de atacar suas presas. Outra curiosidade é que elas podem fazer uma busca por outras aranhas, enganando ser um alvo, mas para matar.
Insetos que podem transmitir doenças também são comidos por essas aranhas, como os mosquitos. Na África, por exemplo, existem algumas delas que saltam, e a preferência alimentar delas é pelos mosquitos que aparentam ter muito sangue.
Por isso, ao matar uma aranha em casa, a pessoa estará bloqueando a reprodução que pode auxiliar em termos específicos. Outros têm pavor delas, sendo comum transmitir esse sentimento. Chamado de arcanofobia, esse medo é principalmente causado pelas várias patas. Nesse contexto, algumas são venenosas.
Ainda sobre as aranhas, existem algumas que possuem venenos não tão potentes, incapazes de causar algum mal. Sendo assim, os humanos são mais prejudiciais a elas do que o contrário. Os ataques por porte delas quase não existem, sendo basicamente impossível se prejudicar por suas mordidas.