Encontrar formigas por todos os lados é bem mais comum do que se pensa, especialmente na cozinha. Isso não se dá somente por conta do açúcar.
Além disso, envolve tudo aquilo que diz respeito à sobrevivência delas. Com eficiência e organização, se determinam, também passando por lugares que as pessoas nem imaginam.
Procurando por locais úmidos, as formigas necessitam de uma base para ficar, incluindo alimento. Com isso, até uma mudança meteorológica é capaz de fazê-las se proliferar.
Outros motivos
Apesar de as formigas gostarem do açúcar, o que chama a atenção delas também são outras coisas, podendo ser carboidratos, gorduras e até proteínas. Indo além, envolve restos de comidas, como migalhas e até produtos que estejam abertos. Sobre isso, elas são atraídas por objetos como uma tábua de madeira, por exemplo, se estiver mal higienizada, principalmente.
O sistema olfativo das formigas é tão apurado que elas são capazes de sentir pequenos resíduos, principalmente os que estejam muito longe delas. Se chover, elas são atraídas por essas alterações no clima, ficando em lugares secos antes disso se concretizar. Com isso, cientistas denominam esse fenômeno como “antecipação ambiental”.
Uma base úmida vinda de plantas é capaz de chamar as formigas, que chegam a fazer pequenos ninhos para se alojarem. É importante checar se existem goteiras ou até um cano furado, porque necessitam disso para a sobrevivência. Por isso, até a parte traseira de uma geladeira é capaz de atraí-las.
Caso uma pessoas esteja fazendo uma reforma em sua casa, as formigas logo aparecem. Por terem ação direta com o solo, esse tipo de coisa acontece porque elas buscam se transferir para um lugar que lhes dê mais proteção. Ainda sobre elas, pequenas rachaduras são motivo para passarem por um espaço de 1 mm.
Sendo assim, a presença delas vai além do incômodo das pessoas, passando pelos processos que elas utilizam para sobreviver. Fazendo verificações pela casa e em lugares que elas podem se alocar, medidas podem ser tomadas para que isso não aconteça. Portanto, a ciência designa esse comportamento delas como algo eficiente e puramente lógico.