Sendo um meio de pagamento muito utilizado entre os brasileiros, o Pix mudou positivamente as transações financeiras. Recentemente, foi anunciada uma nova modalidade.
Com previsão de lançamento para setembro deste ano, o Pix Parcelado servirá como uma outra alternativa eficaz para pagar e receber.
Tendo seu funcionamento parecido com o de parcelas que são feitas em cartão de crédito, essa nova constatação do Pix vem para mudar.
Entenda o uso
Havendo uma diferença em como o Pix Parcelado será usado em relação aos cartões de crédito tradicionais, o comércio receberá instantaneamente, enquanto o pagador cumprirá o pagamento em parcelas. Podendo incluir juros, o indivíduo decidirá como pagar valores por meio dessa modalidade.
Dando como exemplo uma compra que foi realizada por R$ 1.000,00, as parcelas designadas serão divididas em quatro vezes. Sendo assim, o Pix Parcelado contribuirá com R$ 250 a cada mês, acrescidos de juros. Por isso, o dono do estabelecimento contará com o valor total no mesmo momento da compra.
A diferença que mais será ressaltada retrata o fato de que o empreendedor conseguirá o pagamento no exato momento em que o consumidor utilizar o método do Pix Parcelado. Quanto ao banco, este cuidará para que o valor seja diretamente direcionado ao vendedor de um produto, por exemplo.
Com o fato de que esse modelo de pagamento é bastante utilizado no Brasil, sua nova constatação facilitará ainda mais a vida do comerciante. O único contra desse novo processo será para o pagador. Contando com juros, o valor que ele pagará em determinado objeto pode aumentar. Sendo assim, os bancos que decidirão como isso funcionará, a depender de cada um.
Mesmo que seja uma nova alternativa para facilitar o uso do Pix Parcelado, ele pode desagradar a alguns. Isso se dá, principalmente, pela expectativa que os consumidores terão ao esperar seus respectivos bancos sobre as taxas de juros. Apesar disso, tem chance de ficar ainda mais popularizado do que a proposta inicial.