Panamá foi determinado como o melhor lugar para conseguir uma boa aposentadoria neste ano de 2025, passando até mesmo pela Costa Rica e por Portugal.
Os dados vêm do Índice Global de Aposentadoria da International Living, com indicativos que são divulgados todo ano e envolvem valores para se viver, o clima e a segurança.
Com determinações vindas de aposentados que moram no país e deixaram os seus para obter uma melhor vivência, até pesquisas de campo são feitas.
O destino preferido
Uma das coisas que mais chamam a atenção no Panamá é o fato de que o clima é um tanto agradável. Isso acontece ao longo de todo o ano, em que poucas horas separam o país de Miami. Outra possibilidade é a facilidade que idosos têm para se aposentar, sendo eles até estrangeiros.
Com isso, o sistema migratório desse país é receptivo, chegando a ser mais um ponto positivo. Ainda sobre o International Living, uma colaboradora, Jess Ramesch, relatou como o Panamá pode ser comparado com a Califórnia, principalmente por se sobressair em questões burocráticas. Além disso, os custos para se viver não são altos.
O modelo hospitalar é considerado efetivo e moderno no país, assim como não só as consultas, mas também certos tratamentos contam com preços que cabem no bolso dos moradores. Quanto ao setor imobiliário, esse desperta interesse, especialmente porque as taxas não são elevadas.
Casas que ficam perto de costeiras nesse país são um tanto acessíveis, quando se tem vontade de morar em proximidade com o mar. Sendo assim, até mesmo a segurança é vista como um ponto positivo, em que os desastres naturais são raros.
O ranking selecionou os melhores países para se aposentar em 2025, com o Panamá na liderança. Depois, na segunda colocação, está Portugal. Costa Rica fica em terceiro, com México em quarto. Na quinta colocação está a França. Espanha ocupa o sexto lugar, com a Malásia em sétimo. Grécia vem em oitavo, seguida da Itália em nono e da Tailândia em décimo.