Com a crescente digitalização da vida cotidiana, senhas eletrônicas passaram a ter a mesma relevância que documentos como o RG ou o CPF.
Afinal, além de serem intransferíveis, elas também podem ser consideradas como um dado pessoal, e por isso, é importante mantê-las protegidas.
Porém, tão importante quanto mantê-las em segredo é criar senhas realmente seguras, assim evitando que elas se tornem alvo de ataques de criminosos virtuais.
Uma pesquisa, realizada pela empresa de tecnlogia NordPass, listou as 200 piores senhas usadas em 2024. E de acordo com os resultados, estas são as 5 piores:
Senhas sequenciais
Utilizadas por milhões de usuários, senhas como “12345”, “123456” ou ainda “123456789“ podem ser facilmente descobertas por criminosos. E vale destacar que variações como “102030” também não estão isentas do problema.
Senha “senha”
Usar a palavra “senha” (ou “password”, em inglês), pode ser uma ótima piada, mas também representa um risco gigantesco para as contas do usuário.
Senha “qwerty”
Formada pela sequência de letras da primeira linha do teclado, a senha pode parecer difícil de memorizar por conta de sua aleatoriedade. Contudo, depois que diversos internautas começaram a adotá-la, “qwerty” e suas variações com números se tornaram extremamente óbvias.
Senhas com nacionalidades
Embora utilizar nacionalidades senha possa torná-las mais fáceis de serem memorizadas, a decisão também é bastante arriscada, por também se tratarem se combinações fáceis de serem desvendadas.
Senhas com nomes
Através de informações disponíveis em redes sociais, muitos criminosos virtuais podem acabar descobrindo senhas com nomes, tornando a opção muito perigosa.
Senhas automáticas: uma alternativa moderna
Criar uma senha complexa pode ser uma tarefa difícil, principalmente para decorá-la. Contudo, plataformas como o Google passaram a oferecer uma ótima alternativa.
O próprio site oferece a possibilidade de gerar uma senha aleatória, que será salva automaticamente para facilitar o acesso. Todavia, as combinações utilizadas garantem uma segurança reforçada.