Denominado inseto-pau, esse bicho consegue se esconder diante das árvores, além de ter sido encontrado na Austrália.
Quanto às suas proporções, estas referem-se a 44 gramas de seu peso, incluindo 40 centímetros de tamanho. Estudiosos relatam que o bicho se configura como o mais pesado da espécie no país.
Pesquisadores da Universidade James Cook o localizaram, onde ele foi avistado em um lugar com muitas montanhas, ou seja, nos Trópicos Úmidos, em Queensland.
Suas particularidades
O inseto-pau é visto como um processo de evolução na Austrália, em um ambiente frio e um tanto quanto úmido. Angus Emmott, pesquisador, disse: “É provável que essa região isolada tenha mantido a espécie desconhecida por tanto tempo”.
Ainda sobre ele, ajudou a descobrir essa espécie de bicho, que recebeu o nome de Acrophylla alta. No Museu de Queensland, foram colocados alguns modelos, especialmente para auxiliar outras análises em um futuro próximo. Na região norte da Austrália, o inseto-pau encontrado trata-se de uma fêmea.
Emmott falou: “A massa corporal deles provavelmente os ajuda a sobreviver em condições mais frias, e é por isso que se desenvolveram nesse grande inseto ao longo de milhões de anos”. A possibilidade de ele não ter sido descoberto antes está relacionada ao local na Austrália.
O pesquisador explicou: “Ele está restrito a uma pequena área de floresta tropical de grande altitude e vive no alto da copa das árvores. Portanto, a menos que um ciclone ou um pássaro o traga para o solo, poucas pessoas conseguem vê-lo”. Indo além, o bicho coloca ovos, fato que também colaborou para a sua descoberta.
Estudos como esse ajudam a desvendar a complexidade da natureza, onde animais podem ser descobertos e avaliados. Sendo importante investir nessas pesquisas, elas podem revelar não só o que estudiosos desejam saber, mas também pessoas curiosas e fascinadas pela composição dos bichos.