O programa Bolsa Família ampara milhões de pessoas pelo Brasil. Com isso, a inclusão social vinda dele é para aqueles que contam com baixa renda.
Além disso, é possível que mais de 1 milhão perca essa ajuda, em razão de questões que podem levar à suspensão.
Com a necessidade de atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), as pessoas também devem estar de acordo com os requisitos do Bolsa Família.
Mantendo a continuidade do benefício
Perante o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), eles contam com um processo capaz de repassar o Bolsa Família para aqueles que mais necessitam. Qualquer que seja a alteração de um lar, ela deve ser sinalizada.
Além disso, endereço e a renda também devem estar de acordo com o Bolsa Família. Crianças precisam estar com a carteira de vacina completa, além de ter boa frequência nas escolas. Mais de um milhão pode ficar sem a ajuda mensal, principalmente se não tomarem atenção com essas questões.
Com isso, o governo faz a junção de informações para o Bolsa Família diante do INSS, da Receita Federal e dos registros de trabalho. Para saber a situação, é possível usar a ferramenta que leva o mesmo nome, a qual está disponível para iOS e Android. Pelo Caixa Tem, é possível ver o calendário.
Para evitar o cancelamento do Bolsa Família, agendar um dia e horário no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é fundamental. Sendo assim, o CadÚnico deve ser atualizado. O número 111 serve para obter informações, sendo um atendimento da Caixa ligado ao programa social.
Sendo assim, levar os documentos para atualizar as informações é necessário, o que serve para o nascimento de uma criança, modificação quanto à renda e até se houver troca de endereço. O Bolsa Família também exige a inclusão ou a saída de algum indivíduo, quando um atendente do CRAS deve fazer a entrevista