Chegando ao final de 2029, o PlayStation 6 encerrará um ciclo de nove anos desde o lançamento do PS5 em 2020. Adotando uma estratégia mais cautelosa, a Sony quer focar no amadurecimento da atual geração.
O PS5 Pro em 2026 trará melhorias gráficas, incluindo uma nova tecnologia de upscaling. A empresa já iniciou o desenvolvimento do PlayStation 6, com AMD e por meio do Project Amethyst, uma base hardware.
No primeiro semestre de 2026, os primeiros kits devem ser enviados a estúdios parceiros, onde eles devem sugerir uma mudança. A ideia é permitir que explorem ao máximo os novos recursos, desenvolvendo títulos mais robustos.
Vida útil
Executivos que já passaram apoiam a decisão no PlayStation 6, onde argumentam que o início conturbado do PS5 foi marcado pela pandemia e escassez de componentes. Isso também justifica uma extensão do suporte da plataforma. Podendo se tornar a geração mais longeva da Sony, irá superar ciclos entre PS3 e PS4.
A tendência atual no mercado favorece ciclos maiores, onde versões intermediárias, atualizações constantes e maior potência do hardware fazem parte do PlayStation 6. Jogos de franquias como God of War, Horizon, Final Fantasy e The Last of Us devem reforçar ainda mais o catálogo do PS5, enquanto a Sony fortalece serviços como o PS Plus.
Fazendo uma transição suave entre as gerações, o PlayStation 6 também é um cuidado por entender a demanda do mercado. Tendo simples avanços técnicos rápidos, está alinhado à necessidade de garantir um ecossistema sólido. Com jogos, hardware e serviços funcionando de forma integrada, se constatará.
O novo modelo do PlayStation oferecerá aos desenvolvedores mais tempo para explorar as capacidades do console, evitando lançamentos apressados que posam prejudicar a experiência do jogador. Com o PS5 sofrendo atrasos e limitações, muitos jogadores permaneceram na geração anterior. Isso fez com que a Sony reconsiderasse o ritmo de renovação do portfólio.
Com mais segurança e previsibilidade, o PlayStation 6 reflete uma tendência global, tendo consoles com maior longevidade. Priorizando a sustentabilidade tecnológica, terá suporte contínuo. Aproveitando mais títulos, jogadores verão melhorias nos serviços online, onde terão uma experiência mais estável. Sendo fruto de pesquisa e evolução, será com uma base sólida.