Cerca de 1.200 quilômetros do Espírito Santo, exatamente no Oceano Atlântico, existe no litoral brasileiro a Ilha da Trindade.
Ao chamar a atenção de pesquisadores e exploradores, conta com belezas naturais e algumas histórias de séculos passados.
Tendo também o rumor de que existe um tesouro escondido, a imaginação das pessoas que passam é alimentada.
As riquezas e os mistérios
Um historiador chamado Marcos Juliano Ofenbock, em 2023, passou pela ilha e procurou por possíveis vestígios de tesouros. Como Amazônia Azul, Trindade também é considerada um santuário ecológico do Brasil. Tendo muitas tartarugas verdes, conta com uma floresta repleta de samambaias e algumas aves que são raras.
Por mais que a Ilha da Trindade seja isolada, ela retrata a conservação da biodiversidade. O lugar em que ela fica também chama a atenção, porque são cerca de 2.400 quilômetros até a África. Dando uma sensação de isolamento, a ilha é formada por paisagens. Ao lado dela fica a Ilha de Martim Vaz. Essa, por sua vez, é mais distante e não conta com a presença das pessoas. Lá só tem aves e caranguejos.
Em 10,5 quilômetros quadrados, ambas se complementam por representarem uma das áreas mais conservadas do Brasil. Sendo assim, é metade de Fernando de Noronha, por exemplo. Quando se trata da temperatura na Ilha da Trindade, ela gira em torno dos 25,2 °C, sendo fevereiro o mês mais quente, com máximas de 30,2 °C.
Indo além da história da Ilha da Trindade, ela ainda tem origem vulcânica. Ela foi constituída há 3 milhões de anos e viu passagens humanas desde 1501. Nesses séculos, a ilha serviu como refúgio para piratas ingleses. Cabras foram introduzidas na ilha e causaram danos à vegetação. Muitos esforços foram necessários para recuperar o ecossistema.
Hoje, para acessar a Ilha da Trindade, é necessário ter autorização da Marinha. Profissionais como jornalistas e pesquisadores podem entrar, enquanto as outras demandas passam por uma análise bem rigorosa. Por proteger e preservar o ambiente, a ilha é um dos lugares mais inacessíveis para se visitar. Suas belezas naturais devem ser apreciadas de longe.