O programa Bolsa Família ampara milhões de pessoas pelo Brasil. Além disso, por muito tempo, isso acontecia quando se direcionavam para sacar os valores, seja em lotéricas ou em uma agência da Caixa.
Neste ano de 2025, estão acontecendo análises que envolvem o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Além disso, é possível que os valores do Bolsa Família sejam repassados pelo meio digital, o qual terá vinculação com o Caixa Tem.
As vantagens para o público
Tudo se intensificou logo depois do governo ter falado sobre a modernização do programa social. Por meio de saques, as pessoas em situação de vulnerabilidade faziam isso. Diante de uma audiência pública, foi discutido que o novo modelo digital para repasse é visto como uma forma de diminuir as filas, segundo Marcos Mendes, do Renda de Cidadania.
Com isso, também é uma chance de fazer um rastreamento mais seguro, impedindo que o benefício seja usado de maneira irregular. Ainda sobre a implementação, tanto fraudes quanto roubos podem acontecer se uma pessoa se dirigir com frequência aos locais de saque. Por isso, o meio de transporte que ela usa para chegar também pode ser evitado como uma forma de economia.
Números que vêm do MDS indicaram que, no ano de 2024, 38% daquilo que as pessoas pegavam vinha do dinheiro em espécie do Bolsa Família. A Agência Brasil conseguiu acesso à minuta, onde existem duas formas de receber os valores do programa. Uma delas pode ser por uma poupança do Caixa Tem e outra por uma espécie de cartão de débito, este, por sua vez, com emissão da Caixa.
Outras vantagens são aquelas em que o valor do Bolsa Família, caso não usado, poderia se acumular para os meses seguintes. Por outro lado, os saques só seriam permitidos mediante um pedido no CRAS, passando por uma análise, fazendo com que o valor chegue a quem precisa, o que combateria desvios fraudulentos. Além disso, isso ainda funcionaria como uma forma de estimular o comércio local.
Portanto, mesmo que haja desafios, especialmente para aqueles que não contam com facilidades no meio digital, essa forma de repasse do Bolsa Família é um avanço. No mês de dezembro, ainda passará por uma consolidação, sendo que, em fevereiro de 2026, haverá publicação ou direcionamento para o Congresso. Depois, em julho, ocorrerá uma fase de teste em algumas regiões, sendo que somente em 2027 será aplicado nacionalmente.