Com novas regras de segurança, o Banco Central, desde 1º de julho, deseja ampliar a confiabilidade do PIX. Envolvendo chaves vinculadas a CNPJs e CPFs, a checagem será feita pela Receita Federal. Com envolvimento de registro, alteração ou portabilidade, a mudança só impactará 1% dos cadastros.
Prometendo um sistema mais seguro e íntegro, o propósito é dar consistência às chaves PIX e suas informações. Criminosos podem burlar dados desatualizados, de pessoas falecidas e até informações inconsistentes. Casos graves, como o de CPFs com grafia errada ou cancelados, podem ser ainda mais perigosos.
Com essas novas regras, dados que divergem dos da Receita poderão excluir ou bloquear a chave PIX. Pessoas com dívidas financeiras não serão incluídas, principalmente porque o foco está na verificação cadastral. Além disso, terá mudanças para cada tipo de chave.
Verificação e mais segurança
Sem poder alterar dados, as chaves PIX aleatórias se manterão assim, enquanto as de e-mail não serão mais transferíveis. As de celular continuam com suas respectivas portabilidades. O Banco Central desmentiu a medida de cobrança de impostos, onde reforçou a regularização do CNPJ e CPF.
Podendo ser feita online, não tem nenhuma relação com pendências fiscais. Se tornado mais preciso, a validação das chaves PIX terá ação direta entre a Receita Federal e as instituições financeiras. Tentando transferir ou registrar, o sistema fará uma identificação automática caso o CPF ou o CNPJ tenham alguma inconsistência.
Cancelamento, suspensão e status inaptos entram em questão. Documentos inválidos ou dados de terceiros não serão usados para movimentações suspeitas, garantindo a segurança do PIX. Marcando um avanço com essas novas regras, o governo retrata a proteção do sistema financeiro digital.
Por mais que não atinja tantas pessoas, a integridade delas será protegida através das mudanças no PIX. Não somente pensando em coibir golpes, mas também fortalecendo a confiança desse processo de transferência. Sendo rápido, prático e seguro, não existirão mais tantas preocupações.