Com o programa Pé-de-Meia lançado para Licenciaturas através do Ministério da Educação, ele irá oferecer incentivo financeiro inédito.
Para aqueles que ingressarem em cursos usando a nota do Enem, os alunos poderão receber uma bolsa mensal de até R$ 1.050. Também tendo uma poupança vinculada, o saldo só poderá ser resgatado após a conclusão do curso.
Futuros professores serão atraídos para a carreira docente, especialmente em áreas com maior carência deles. Matemática, Química, Biologia e Física estão no déficit crescente da educação básica.
O apoio
A seleção dos futuros professores será feita com base no desempenho do Enem, usando modelo semelhante ao do programa Pé-de-Meia para o ensino médio. Indo além da bolsa mensal, os estudantes terão direito a um depósito mensal em poupança vinculada.
Sendo resgatável após a formatura, será para alunos de universidades públicas e privadas. Com o objetivo de estimular o ingresso dos futuros professores em licenciaturas, também dará apoio financeiro desde o momento da entrada no ensino superior. O programa integra um conjunto com mais medidas, onde será valorizada a carreira docente no Brasil.
Incluindo o Mais Professores, que foi inspirado nos Mais Médicos, o auxílio oferece bônus salariais para professores que atuam em regiões carentes. A estratégia é para enfrentar o risco estimado em 235 mil docentes até 2040. O Ministério da Educação define um número de bolsas de acordo com o orçamento disponível.
Ao reafirmar o compromisso com as políticas educacionais, o Pé-de-Meia para futuros professores pretende, a médio prazo, reduzir desigualdades regionais. Melhorando a qualidade do ensino básico, visa revalorizar os profissionais de educação no Brasil. Resgatando o prestígio da docência, é uma das profissões mais importantes.
Tentando reverter o desinteresse de jovens com esse cenário, será com base em políticas públicas estruturadas. O reconhecimento profissional melhora as condições de trabalho, onde é um fato decisivo. Diante dessas iniciativas, o governo dá passos importantes para melhorar a qualidade da educação básica. Sendo assim, assegura os melhores talentos.