Com o título traduzido para Uma Ponte Longe Demais, o filme Bridge Too Far teve demora em seu lançamento, mas todo o tempo que passou foi essencial para seu sucesso.
Tendo direção de Richard Attenborough, o filme épico é de 1977. Com isso, todo seu roteiro teve como base o livro que leva o mesmo nome, escrito pelo autor Cornelius Ryan.
Se passando durante a Segunda Guerra Mundial, o filme em específico é sobre a Operação Market Garden. Tudo acontece sob a ocupação dos alemães, incluindo a dominação dos Países Baixos.
A qualidade e o reconhecimento
Esse filme épico de guerra teve muito sucesso, o que resultou nos prêmios que venceu. Com isso, eles envolvem as fotografias dele, as músicas que complementam, incluindo o ator Edward Fox. Sendo assim, referem-se à premiação BAFTA. Retratando o mês de setembro de 1944, essa produção mostra o envio confidencial através de soldados em paraquedas.
Por isso, tinha como objetivo pegar pontes que levassem em direção à Alemanha. Os designados passaram pelo Reno, um rio, e tinham a missão de reduzir toda a guerra que acontecia na Europa. Tendo alguns problemas, esses aconteceram diante do mau tempo e, além disso, alguns erros comprometeram tudo.
Quem comandou toda a missão nessa produção épica foi Bernard Montgomery. Ele queria que a guerra que estava acontecendo acabasse antes mesmo das comemorações do fim do ano, especialmente o Natal. No filme, eles mostram como foi uma situação em que existiu um grande pouso das pessoas de paraquedas.
Contabilizando cerca de 40 mil soldados, todos eles tinham a missão de dar proteção às pontes. Os britânicos passariam e chegariam em Arnhem, onde ficava a última ponte que restava para conseguir concluir a invasão. Tendo problemas quanto à troca de comunicação, os rádios usados atrasaram tudo.
Portanto, esse filme épico mostrou como aproximadamente 15 mil soldados morreram. O restante ficou ferido, e a guerra, que deveria ter sido interrompida, acabou ficando mais um ano em atividade. Produções como essas merecem ser analisadas, pois suas medidas podem servir para evitar que novos conflitos aconteçam.