No dia 7 de setembro é comemorada a Independência do Brasil. Neste ano de 2025, o feriado será especificamente em um domingo.
Muitos trabalhadores têm dúvidas que estão relacionadas à compensação e a como isso impacta o feriado, que é nacional.
Visando um prosseguimento correto, serve para não se resultar em processos judiciais, onde a data, apesar de ser no final de semana, também serve para descansar.
O que mais você precisa saber sobre esse dia
Pessoas que não atuam em suas respectivas funções nos domingos não contarão com folga adicional. Por isso, a compensação só ocorre nesse caso para indivíduos que trabalham no dia em que cairá o feriado de 7 de setembro, um domingo. Aqueles que estão incluídos são os que agem diante de atendimento, lojas e áreas essenciais.
Além disso, não só os trabalhadores CLT atuam aos domingos, mas também ajudam em feriados. Diante da Consolidação das Leis do Trabalho, a pessoa tem direito ao descanso de 24 horas, indicado aos domingos, sendo necessário observar os feriados religiosos e civis.
Com o feriado de 7 de setembro, caso um contratante não dê folga em compensação, ele deve pagar aquilo que deve em dobro. Por isso, aqueles que atuam por 8 horas têm que receber o valor indicado. Em outro modelo de contratação, precisa ir de encontro à proporcionalidade trabalhada.
As empresas com os trabalhadores devem formular escalas, onde todas devem comportar e auxiliar a demanda. Também serve para não pagar indevidamente e sem a necessidade de ter questões direcionadas à Justiça. Portanto, ajustes no calendário devem ser feitos, contando com as compensações na semana indicada do feriado.
Os trabalhadores também devem ficar atentos, pedindo a compensação e os valores caso eles não sejam creditados. Além disso, devem se informar sobre as leis que estão incluídas na CLT. Neste ano, o feriado de 7 de setembro será em um domingo, quando não será possível dar folga para quem já conta com descanso na semana.