Um estudo da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, trouxe luz sobre como exercitar-se pela manhã pode beneficiar a saúde do coração.
A análise, que envolveu 86.657 indivíduos do Reino Unido, revelou que atividades entre 8h e 11h podem reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames, especialmente em mulheres.
Os participantes foram distribuídos em grupos que praticavam exercícios em diferentes horários: manhã cedo, meio da manhã, meio-dia e início da noite.
Os resultados evidenciaram que praticar exercícios logo cedo está associado a risco reduzido de problemas cardíacos, com impacto ainda mais acentuado em mulheres, que apresentaram uma queda de 25% nos riscos.
A importância do horário de exercício
O segredo dos exercícios matutinos pode estar relacionado ao ritmo circadiano do corpo. Praticar atividades físicas logo cedo pode ajudar a sincronizar esses ritmos, proporcionando melhorias na saúde cardiovascular e aumento de energia para o restante do dia.
A exposição à luz matinal auxilia na regulação hormonal, beneficiando o metabolismo. Exercitar-se pela manhã também melhora a resistência cardiovascular.
Estudos indicam menor incidência de problemas de pressão arterial e circulação entre aqueles que optam por praticar exercícios nesse período, destacando vantagens únicas das atividades matutinas.
Exercício e prevenção de doenças
A prática matinal de exercícios não só beneficia o coração, mas também auxilia na prevenção de outras doenças, como diabetes e alguns tipos de câncer.
Com o aumento das doenças crônicas mundialmente, a prática de um estilo de vida mais ativo, especialmente começando o dia com exercícios, é cada vez mais vista como fundamental para a saúde.
Entretanto, é vital que os exercícios sejam adaptados às necessidades específicas de cada indivíduo. Quem possui restrições de saúde deve consultar um médico antes de alterar suas rotinas de treino.