Para quem busca um estilo de vida mais saudável, a alimentação é uma etapa fundamental, pois fornece os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e a prevenção de doenças.
No entanto, é essencial estar atento ao que se coloca no prato, pois nem todos os alimentos contribuem, de fato, para uma dieta equilibrada e saudável.
Inclusive, isso também vale para produtos que são vendidos como “fitness”, mas na realidade, podem ser grandes vilões de uma boa alimentação, já que além de serem ultraprocessados, muitos possuem adição de açúcares, conservantes e calorias vazias. Confira 8 destes alimentos abaixo:
Barra de cereal
Apesar de fazerem sucesso por serem uma opção de snack rápido, muitas barras de cereal são ricas em açúcar, calorias e sódio. Logo, é essencial verificar a lista de ingredientes antes de comprar o produto.
Adoçante
Visto como uma substituição saudável para o açúcar refinado, o adoçante é um ultraprocessado, e ainda possui aditivos derivados do açúcar e conservantes, que podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo.
Gelatina
Embora pareça uma opção leve de sobremesa, a gelatina é um alimento rico em açúcares e corantes, e seu sabor ainda deriva de aditivos.
Granola
A versão industrializada da granola pode parecer uma opção saudável à primeira vista, ainda mais quando ela é misturada com frutas secas. Contudo, durante eu processo de produção, são adicionados altos níveis de açúcar.
Iogurte com sabor
A forma mais nutritiva de se dar sabor a um iogurte é adicionando frutas no produto natural. Isso porque os iogurtes saborizados industrialmente têm um alto nível de açúcar e corantes artificiais.
Biscoito integral
Apesar de conterem mais fibras e nutrientes do que outros biscoitos, muitos dos chamados integrais têm uma composição que não condiz com o nome, sendo ricos em açúcar, corantes e conservantes.
Isotônico
Isotônicos ajudam a repor sais minerais e carboidratos perdidos no treino, mas têm muito açúcar, o que pode ser prejudicial se consumidos em excesso ou por pessoas sedentárias.
Molhos e temperos prontos
Além de conterem calorias em excesso, molhos como catchup, mostarda e outros também apresentam diversos aditivos químicos e quantidades significativas de sódio em sua composição.