Sendo uma aliada na cozinha, a airfryer é para aqueles que buscam opções mais saudáveis. Preparando alimentos sem usar óleo, improvisos podem danificar o aparelho.
O uso incorreto pode causar curtos-circuitos, incêndios e ferrugem na airfryer. Também anulando a garantia do produto, é importante seguir orientações.
Com o vapor podendo atingir a resistência elétrica, o funcionamento da airfryer pode ser comprometido. Cada preparo de alimento deve ser adequado, evitando contato direto com circunstâncias perigosas.
Riscos que comprometem
Esquentar sopa diretamente na cuba da airfryer é um erro, onde colocar carvão para simular churrasco ou tentar cozinhar ovos, também. Receitas líquidas ou com alta umidade devem ser evitadas, sendo que o vapor pode prejudicar o funcionamento do aparelho.
Podendo voar e grudar na parte elétrica, massa de bolo ou panqueca faz com que os ingredientes fiquem escorrendo na airfryer. Outros erros incluem cozinhar alimentos enlatados, onde eles podem explodir. Ao colocar aqueles que contam com muito queijo por fora, pode queimar.
Carnes magras também não são ideais para se colocar na airfryer, porque elas podem ressecar e ficar duras. É necessário optar por cortes mais gordurosos, como a picanha, por exemplo. Farinha solta de empanado não fixa bem, soltando durante o preparo.
Para pessoas que buscam sabor de churrasco, o ideal e seguro é a fumaça líquida, que pode ser encontrada por cerca de R$ 25,00. Certas ideias são arriscadas para improvisar receitas na airfryer, onde o funcionamento do aparelho pode se danificar, além de comprometer a segurança.
Esses erros na airfryer são comuns nas redes sociais, onde assistências técnicas alertam. Usar folhas, massas secas e até cozinhar latas de leite condensado são práticas que podem comprometer a integridade do aparelho. Podendo voar, explodir ou queimar, a praticidade não dispensa atenção e orientações de fabricantes. Garantindo a segurança, é importante seguir o indicado para a longevidade do aparelho.