Manter o jardim livre de mosquitos exige atenção. Dependendo da planta que se cultiva, algumas espécies podem ser atrativas para insetos. Margaridas, violetas, lantanas, escobilla e alegria-da-casa são alguns exemplos.
Ao produzirem néctar ou microambientes favoráveis para a reprodução, as plantas atraem machos e fêmeas, onde ambos se alimentam de sucos de frutas.
Pensando em manter o ambiente saudável, conhecer esses mosquitos evita que eles apareçam. Impedindo a infestação deles, o ideal é remover ou não cultivar no jardim.
A proliferação e como evitar
Chamando atenção de polinizadores e mosquitos, as margaridas, por exemplo, atraem esses insetos pelo néctar. Quanto à alegria-da-casa, por suas cores vibrantes, se expõe com cerca de 80 ou 90%. Até o Aedes aegypti pode aparecer, causando doenças como dengue, zika e chikungunya.
Já a lantana libera compostos voláteis e deixa os locais mais úmidos, o que é ideal para a reprodução dos insetos. Escobilla, por sua vez, atrai mosquitos do gênero Anopheles, vetor da malária, enquanto as violetas contam com a presença dos insetos com seu néctar de fácil acesso.
Regiões de clima quente e úmido podem desfavorecer um quintal ou jardim, onde a solução está ao inserir plantas que agem como repelentes naturais. Essas são citronelas, manjericão e lavanda, que afastam os mosquitos. Para preservar a beleza do local e contribuir para a prevenção de doenças que podem ser transmitidas, escolher as certas é uma forma eficiente.
Mantendo o equilíbrio do ambiente, é essencial se aprofundar sobre o comportamento desses insetos. Os mosquitos criam seu ciclo de vida em ambientes de abrigo, que muitas vezes são proporcionados por espécies de plantas. A umidade que se acumula nas folhas também é um atrativo para eles, onde o solo próximo delas aumenta o risco de infestação.
Para manter um jardim ou quintal harmonioso, é fundamental deixá-lo seguro. Eliminar ou evitar plantas que servem de fonte de alimento para mosquitos é o ideal. Sem a necessidade de produtos químicos agressivos, o cuidado vai além de preservar a beleza do ambiente. Protegendo a família, garantirá um espaço mais saudável e confortável para todos.