Na última segunda-feira, dia 25 de agosto de 2025, foi concedido um lugar para que entregadores possam se assegurar em um ponto por suas funções.
Com isso, o Movimento dos(as) Trabalhadores(as) Sem Direitos (MTD) teve ação no processo, cuja localização é na Rua Irmã Simpliciana, em São Paulo, com a denominação BASE.
Além disso, envolve não só os entregadores, como também aqueles que atuam por meio de aplicativos. Outros modelos informais também podem se alocar.
Mais apoio a esses profissionais
O lugar exclusivo para entregadores em SP foi destinado a eles, sendo que já vem de uma proposta um tanto pioneira. Sem movimento da prefeitura ou do setor público, serve para dar a esses trabalhadores mais dignidade e condições adequadas. Auxiliando-os, comporta aqueles que atuam por meios informais.
Motoristas, entregadores, cozinheiros, costureiras, diaristas, ambulantes e catadores podem ficar nesse lugar seguro. Ainda sobre isso, lá essas pessoas podem encontrar meios fundamentais para suas rotinas, nos quais os serviços também auxiliam na organização deles.
A exclusividade desse lugar, que protege esses trabalhadores, os ajuda com comida, oferecendo marmitas. O meio jurídico também está envolvido, dando suporte caso precisem. Quanto à saúde, é para o bem-estar mental. Cursos e especializações também estão à disposição deles nesse espaço.
Dando outro incentivo, este não é só para entregadores, como também para outras modalidades, agindo perante os direitos sociais. O modelo ainda contará com o auxílio das Cozinhas Solidárias, do MTST. Esse propósito é direcionado a agir diante da fome, contando com ações que ajudam a combater o desemprego.
Estavam presentes na abertura do espaço seguro pessoas que trabalham em diferentes áreas, além de líderes e meios sociais. Com isso, vai além de um lugar que ajuda esses profissionais. Portanto, engloba posições políticas, valorizando aqueles que devem ser respeitados por suas respectivas funções, independentemente delas.