Responsável pelo ChatGPT, a empresa OpenAI está preparando o lançamento de seu próprio navegador com inteligência artificial nativa.
Visando competir diretamente com o Google Chrome, será diferente da atual navegação com o Bing no ChatGPT Plus. O navegador será independente, mas com interface otimizada.
Para consultas em tempo real, o navegador será com uso autônomo da IA. A plataforma pretende oferecer uma nova experiência, combinando com a integração da inteligência artificial.
Recursos avançados
A empresa quer facilitar o uso cotidiano com esse novo navegador, onde ele será para uso pessoal e profissional. Utilizando modelos como GPT-4o, esse será para executar tarefas avançadas. Ao resumir páginas, ele também irá sugerir respostas personalizadas ao usuário.
Preenchendo formulários por comandos contextuais, o navegador com IA também realizará buscas complexas em linguagem natural. Com interface minimalista, ela terá foco em comandos por voz e texto. Interações conversacionais como abri e-mails ou resumir notícias para envio na nuvem.
Funções técnicas para desenvolvedores no navegador com IA terão leitura de códigos e execução de scripts diretamente na barra de pesquisa. Previsto para ser lançado ainda em 2025, ele estará disponível para desktop e dispositivos móveis. Também suportará Windows, iOS, Android e macOS.
Com adoção gradual, o navegador de IA pode transformar o mercado tecnológico. Proporcionando uma navegação mais intuitiva, também trará desafios quanto à demanda computacional, além da privacidade de dados. A inovação é o início de uma nova era na interação digital, onde máquinas e humanos se comunicarão de forma mais eficiente.
Tendo a chegada do navegador da OpenAI, é um marco importante para bater de frente com o Chrome. Evoluindo a navegação da web, terá integração de inteligência artificial. As funcionalidades vão além de uma busca simples, prometendo facilitar tarefas. Transformando a assistência virtual, tem potencial para seguir um caminho em uma nova geração.