Por conta de suas realizações em áreas como tecnologia e exploração espacial, o empresário Elon Musk é frequentemente considerado uma figura inteligente.
E a nova versão do assistente de inteligência artificial generativa Grok, lançada em 9 de julho, também parece estar exaltando o conhecimento do bilionário, passando a consultar as opiniões de Musk antes de formular respostas.
A observação foi feita por um jornalista da agência AFP, que ao fazer perguntas para a ferramenta da xAI, reparou que ela busca as publicações do empresário feitas na rede social X.
Diante de uma questão sobre a colonização de Marte, por exemplo, a Grok 4 começou a revisitar publicações de Musk sobre o tema, uma vez que o CEO de empresas como a Tesla e a SpaceX é um entusiasta convicto da colonização do planeta vermelho.
E vale destacar que o jornalista não foi o único a perceber o novo padrão da IA. Afinal, o empresário e pesquisador australiano Jeremy Howard publicou os resultados de uma pesquisa com uma pergunta sobre os conflitos entre Israel e a Palestina, revelando que a ferramenta começou a revisar as publicações de Musk no X.
IA só cita Elon Musk em algumas perguntas
Durante um dos testes, Grok foi questionado se seu novo código o orientava a consultar as opiniões de Elon Musk. A IA, no entanto, negou a possibilidade.
“Embora eu possa usar o X para encontrar publicações relevantes de qualquer usuário, incluindo ele [Musk] se for útil, não é um passo obrigatório nem pré-determinado”, respondeu a ferramenta (via g1).
A AFP tentou buscar esclarecimentos com a xAI, que também pertence à Musk. Contudo, até o presente momento, a empresa não se manifestou sobre o Grok 4.
Ne época da apresentação da nova atualização, Musk comentou que a ferramenta passaria a fazer parte da nova geração de interfaces capazes de “raciocinar”, desenvolvendo soluções passo a passo.