Na sexta-feira, dia 29 de agosto de 2025, a Receita Federal pagou a restituição do Imposto de Renda, referente ao quarto lote.
Os movimentos foram de R$ 2,92 bilhões para aproximadamente 1,9 milhão de pessoas. O bônus é visto como uma espécie de acréscimo no salário.
As categorias quanto ao pagamento da Receita Federal se encaixam em modelos diferentes, além das restituições passadas.
A surpresa para os contemplados
Foram 1.454.509 aqueles que não contavam com prioridade. No princípio do PIX ou pré-preenchimento, 312.915. Os idosos, com idades entre 60 e 79 anos, declararam à Receita Federal, e eles foram 72.434. Professores, 22.841 e pessoas acima de 80 anos, 13.515.
Ainda sobre a Receita Federal, 7.821 são as pessoas com alguma deficiência, seja ela mental, física ou com doença grave. Para verificar a restituição, a disponibilidade está aberta desde 22 de agosto. Ao checar o lote indicado da Receita Federal, é preciso informar a data de nascimento e o CPF.
Quanto ao pagamento, este é feito diretamente na conta bancária, podendo ser até mesmo pela chave PIX atrelada ao CPF e indicada na declaração junto à Receita Federal. Se houver erros quanto às informações, o bônus pode ser retirado pelo Banco do Brasil no prazo de até um ano.
Caso não retire o valor vindo da Receita Federal, a pessoa precisa solicitá-lo por meio do e-CAC. Para não passar pela malha fina, é importante checar a declaração antes de enviá-la. O acompanhamento também pode ser feito pelo e-CAC. Se houver erros, é preciso fazer uma declaração retificadora, aguardando pelos lotes seguintes.
Sendo assim, pelo PIX, é uma maneira de receber o valor do bônus mais rapidamente e com segurança. Portanto, também é uma forma de evitar que erros aconteçam quanto às informações bancárias, dando ainda mais agilidade para que o valor chegue. O uso desse dinheiro fica a critério de cada um, que se beneficia por ter cumprido com a Receita Federal.