Para apreciadores de plantas, colocá-las pela casa ou até em um jardim é uma maneira de deixar o local embelezado.
Ao notar diferenças nelas, especialmente nas folhas, as pessoas ficam com dúvidas sobre como solucionar os problemas.
Com isso, é possível que as pontas das plantas fiquem em tons marrons, além de um tanto ressecadas.
Como manter as folhas saudáveis
Quando as pontas das folhas das plantas ficam com a coloração indicada, as pessoas logo pensam que é por excesso ou falta de água. Mas, de acordo com o site Tudo Gostoso e ao consultarem Álvaro Pedrera, um especialista, ele comentou sobre o motivo real.
Segundo ele, tal aparência nas plantas não tem relação com a rega. Elas ficam com as pontas marrons justamente pela falta de umidade do local. Com isso, o ar seco, principalmente no inverno, além do uso de ar-condicionado e aquecimento, faz com que as plantas apresentem esse problema.
Sendo assim, colocar mais água nas plantas não vai fazer com que elas voltem à normalidade. O foco deve ser direcionado a aumentar a umidade, principalmente em volta delas. Ainda de acordo com Pedrera, ele falou como alternativas podem ser implementadas.
Ao colocar as plantas uma ao lado da outra, elas formam um microclima. Com a umidade, se cria uma pequena “floresta” no ambiente. Com umidificadores, principalmente na estação do inverno, isso faz com que as folhas fiquem mais confortáveis. O ato de usar um prato com pedras, além de água na parte inferior do vaso, é uma opção. Neste sentido, não se pode manter ele diretamente com a água.
Dependendo da espécie da planta, para que ela não fique com as pontas marrons, borrifar água deve ser feito com atenção, evitando a proliferação de fungos. Se o solo estiver apresentando secura, mesmo com medições abaixo da superfície, é importante regar. Se elas não estiverem com bom crescimento, pode ser um indicativo que elas necessitam de sol. É fundamental se informar sobre as precisões de cada uma.