Na última segunda-feira, dia 1º de setembro de 2025, houve um terremoto no Afeganistão. Quanto à sua magnitude, esta foi de 6,0.
Chegando à região leste, houve 1.124 mortos, ao que se sabe, além de outros 3.200 que ficaram feridos. Com a possibilidade de esses números aumentarem, o governo relatou que aconteceu por ser próximo a um lugar repleto de montanhas.
Além disso, existem questões precárias envolvidas, sendo que estas são de casas formuladas somente por argila.
As consequências desse acontecimento
Podendo notar muitas destruições, as autoridades falaram a respeito dos vilarejos. Esse terremoto, por sua vez, é um dos piores que já ocorreram no Afeganistão. Diante de Nangarhar e Kunar, faz parte daquilo que liga ao Paquistão. Ainda sobre isso, está a 200 quilômetros de Cabul.
O desastre foi só mais um episódio, em que a região também passou por enchentes e chuvas. Sobre o epicentro, esse aconteceu aproximadamente a 8 quilômetros da superfície. Ou seja, pela constatação da profundidade, mesmo que ela seja abaixo, faz com que os terremotos sejam ainda mais potentes.
A região em que ocorreu esse desastre ainda fez com que ele fosse percebido também em Islamabad e Cabul. Por meio de helicópteros, estão procurando outras vítimas, sendo que o acesso é um tanto complicado por contar com muitas montanhas. Em uma nota, Sharafat Zaman, que faz parte do Ministério da Saúde, disse: “O número de mortos e feridos é alto, mas como a área é de difícil acesso, nossas equipes ainda estão no local”.
Com isso, ele também pede auxílio internacional. Muitas pessoas feridas foram direcionadas para hospitais próximos, sendo que, para a Reuters, um profissional de saúde, sendo ele um médico, falou que era visto um indivíduo afetado pelo terremoto a cada cinco minutos.
Já a ONU disse que meios começaram a ajudar quanto aos resgates das pessoas atingidas, atuando em quatro divisões do Afeganistão. Momentos depois, houve mais cinco terremotos, sendo que estes apresentaram variações de 4,3 e 5,2. As informações são do Serviço Geológico dos Estados Unidos.