Apesar de as plantas embelezarem uma casa, apartamento ou jardim, algumas delas podem atrair insetos. Com isso, é importante tomar atenção às especificações de cada uma.
Chamando a atenção de mosquitos, é preciso que sejam retiradas de lá, evitando qualquer transtorno.
O motivo que faz pragas se aproximarem dessas plantas é o fato de que elas consomem néctar. Por isso, mesmo que ornem o ambiente, não é indicado mantê-las.
Quais são as espécies
Começando pelas margaridas, por mais que sejam extremamente bonitas, elas podem se resultar no acúmulo de mosquitos ao redor. Por conterem néctar, podem servir de alimento para os insetos, que desejam o açúcar. Outra planta é a alegria da casa, que chama a atenção pelas cores que têm. O Aedes aegypti pode se aproximar, transmitindo dengue, chikungunya e até zika.
Um outro exemplo de planta que atrai insetos é a lantana. Por ter propriedades voláteis, deixa todo o lugar úmido, o que leva à chegada de mosquitos. Eles aparecem principalmente no verão. Contendo a escobilla, esta pode chamar mosquitos, além deles transmitirem a malária. Ela é capaz de se manter em várias regiões, apesar da meteorologia.
Sobre a violeta, essa planta é muito usada como item de decoração, e os insetos são atraídos justamente pelo néctar. Ela também pode se desenvolver em lugares úmidos e sombreados. Por isso, procurar informações é fundamental, evitando esses problemas.
Plantas que agem como repelentes são lavanda, manjericão e citronela. Sendo assim, conseguem manter as pragas longe de uma residência. Indo além, aquilo que faz esses insetos se aproximarem diz respeito à necessidade deles para se ter energia. Por outro lado, as fêmeas precisam de sangue para produzir seus ovos, enquanto os machos necessitam do açúcar.
Sendo assim, as plantas mencionadas são capazes não só de dar indicativos para a chegada das pragas, como também de ter o néctar em lugares que são perfeitos para o desenvolvimento dos insetos. Além disso, algumas plantas e flores só devem ser cultivadas por uma pessoa que possa se dedicar a elas.