No Congresso, foi aprovada uma questão que estabelece uma medida provisória, modificando a TSEE, a qual visa isentar ou descontar valores na conta de luz.
Pessoas de baixa renda se enquadram, desde que o consumo esteja de acordo, fazendo com que o benefício chegue a muitas famílias.
Mesmo com a aprovação, ainda é preciso que passe pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, antes de começar a valer.
As regras para se enquadrar
Do governo, a Tarifa Social de Energia Elétrica é um amparo para aqueles que estão em vulnerabilidade econômica, fazendo com que nenhuma taxa da conta de luz seja cobrada ou que se proporcionem descontos. É fundamental mencionar que é preciso se encaixar no consumo indicado para o mês.
Podendo atingir aproximadamente 4,5 milhões de composições familiares, estas são as que conseguirão a gratuidade. Já 17,1 milhões terão descontos parciais na conta de luz, de acordo com o governo. Os requisitos envolvem consumo que não ultrapasse 80 kWh, garantindo a isenção e custeando somente ICMS ou questão pública de iluminação.
Ainda sobre a conta de luz, que pode variar entre 80 e 100 kWh, a pessoa deverá cumprir com a diferença quanto à disponibilização da rede, contendo o mínimo que será apresentado pela distribuidora responsável. Já a disponibilidade, esta é referente ao preço mínimo que se cobra especialmente para cumprir com os gastos, sendo eles de infraestrutura.
De maneira automática, a Tarifa Social da conta de luz deve ser por meio do enquadramento diante de programas do governo. Por isso, não há a exigência de se direcionar, por exemplo, à distribuidora responsável pelo fornecimento da energia. Como uma chance de fazer o consumo correto, dará mais responsabilidade às pessoas.
Por isso, também se enquadra em uma conscientização maior, principalmente fazendo com que as famílias adotem medidas sustentáveis. Sendo assim, sabendo usar os eletrodomésticos, terão a isenção ou desconto na conta de luz. É preciso estar com os dados devidamente atualizados no Cadastro Único, sendo que indivíduos do BPC, pessoas mais velhas e que tenham deficiência podem conseguir, entre outros.