Causando alguns questionamentos, a não necessidade de fazer autoescola para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vem sendo bem discutida.
Hoje, o valor exigido pode impedir muitos de tirarem o documento, sendo a mudança positiva para aqueles que precisam até mesmo da comprovação para trabalhar.
Com a possibilidade de entrar em vigor ainda este ano, a CNH sem a autoescola trará muitos benefícios à população.
Como isso pode impactar
Ainda sendo avaliada na Casa Civil, a CNH sem autoescola não conta com a exigência de 45 horas para o conhecimento teórico nem de 20 horas para a modalidade prática. O propósito dessa mudança histórica é proporcionar mais flexibilidade e inclusão para aqueles que desejam tirar o documento.
Dando possibilidade de fazer aulas teóricas tanto em EAD quanto presenciais nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), deve haver o credenciamento das respectivas empresas. Por outro lado, no âmbito digital, isso acontecerá pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que disponibilizará todo o conteúdo.
Quanto à necessidade das aulas práticas, o indivíduo terá que escolher um profissional adequado diante do Detran. Caso contrário, poderá dar continuidade com alguma autoescola. Mesmo com essa mudança histórica, não só as outras obrigatoriedades, como também o psicotécnico e o exame médico são fundamentais.
Com a possibilidade de solicitar a CNH por meio da ferramenta Carteira Digital de Trânsito (CDT), também há a possibilidade de fazer isso pelo site oficial da Senatran. Nos dias atuais, os valores que devem ser pagos para tirar o documento podem chegar a cerca de R$ 5.000, a depender da localidade.
Portanto, a CNH sem autoescola pode dar descontos de até 80%, permitindo que muitas pessoas se beneficiem. Passando pela Casa Civil, tudo deve entrar em vigor até o fim deste ano. Ainda não tendo a obrigatoriedade de passar pelo Congresso, tudo será ainda mais prático e rápido.