Um fenômeno inédito foi identificado por cientistas, sendo ele um planeta que acelera a própria destruição. Acontecendo através do induzir de poderosas explosões na estrela que orbita, é nomeado como HIP 67522 b.
Bombardeado com rajadas de radiação mais intensas do que o esperado, essa descoberta do planeta faz a sua atmosfera evaporar rapidamente.
Tal dinâmica é uma interação desconhecida entre os corpos celestes, além de suas estrelas hospedeiras. O planeta em destruição está a centenas de anos-luz da Terra, onde existem desafios para a sua compreensão total.
O ciclo fatal
A estrela HIP 67522, que hospeda o planeta, é turbulenta. Também sendo jovem, tem 17 milhões de anos. Por isso, a idade em termos estrelares é pequena comparada aos 4,5 bilhões de anos do Sol. Se transformando em alta atividade magnética, as explosões frequentes tornam o ambiente hostil.
Fazendo ameaças ao planeta próximo, HIP 67522 b completa sua órbita somente em sete dias. Com posicionamento perigoso perto da superfície da estrela, tudo fica ainda mais intensificado pela interação energética. Podendo funcionar como um gatilho para explosões, a capacidade do planeta é surpreendente.
Redirecionando energia magnética contra si, o planeta se torna autodestrutivo, provocando um ciclo com radiação seis vezes maior do que o normal. Fazendo uma aceleração de evaporação atmosférica, a descoberta inédita faz com que cientistas reavaliem as relações entre as estrelas e os planetas.
Abrindo caminho para outras pesquisas, sistemas semelhantes no universo podem ser estudados. Tendo uma visão tradicional dessas interações, a influência que causa no planeta pode impactar de forma significativa a estrela. Compreender esses processos amplia o conhecimento, fazendo com que estrelas jovens sejam muito bem analisadas.
O descobrimento pode ainda dar indicações sobre a sobrevivência e duração desses fenômenos. A busca de cientistas sobre isso permitirá o acesso a padrões, onde o aprofundamento das teorias criadas poderá ganhar força. Moldando o destino do planeta, chamará muita atenção.