Aqueles que contam com benefícios do Governo devem passar por um processo, que visa firmar o recebimento por meio de programas.
Com isso, trata-se de um recadastramento facial, que teve anúncio, e também passou por reuniões de Luiz Inácio Lula da Silva, contando com ministros.
Além disso, a regra faz parte do propósito de apressar a formulação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é considerada o novo RG.
O impacto com as novas determinações
Prático, o novo documento de identidade é uma junção contendo diferentes dados, do qual cerca de 31,5 milhões de indivíduos emitiram. Isso também está dividido entre alguns estados, sendo parte deles Piauí, Acre e Alagoas, com 38,4%, 28% e 24,6%, respectivamente.
Quanto a Minas Gerais e São Paulo, esses lugares contam com emissões em grande volume também. A nova regra com a biometria facial é uma maneira de fazer com que as pessoas continuem recebendo benefícios, contando com mais segurança, não dando espaço para movimentos fraudulentos.
Ligado à CIN, o recadastramento é mais um dentre o QR Code e outros meios de biometria na nova identidade. Com isso, sua validação é para todo o Brasil. Sendo um novo modelo quanto ao RG, ele também pode ser apresentado em países do Mercosul, como Uruguai, Paraguai e Argentina. Por isso, facilita para aqueles que viajam.
De maneira gradual, a implementação contará com concessões, sendo que as pessoas que recebem auxílios terão ainda mais tempo para se encaixar diante dos pedidos, de acordo com Esther Dweck, do setor de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Como exceção, aqueles que contam com mais de 80 anos ou têm alguma dificuldade estarão dispensados.
No órgão correto de cada estado, a pessoa, para emitir a CIN, deve levar seu RG, além de comprovante de residência. Dependendo da localidade, é possível marcar o dia e o horário pelo meio online. Com gratuidade para a primeira emissão, inclui foto e informações pessoais, como CPF, biometria e segurança digital.