Falando que recebeu o diagnóstico da doença de Lyme, o cantor Justin Timberlake publicou em suas redes sociais que, segundo ele, “batalhou com problemas de saúde” .
Ele estava fazendo uma sequência de shows com a turnê denominada “Forget Tomorrow”. Pensando até mesmo em parar por conta disso, conseguiu terminar as apresentações.
Outros cantores também já foram diagnosticados com a doença, como Justin Bieber, Avril Lavigne e Shania Twain.
Como Lyme afeta a saúde
Quando atinge o sistema nervoso central, a doença pode chegar aos músculos, provocando até meningite. Com isso, passa pelas pernas e braços. De acordo com o cantor: “Conviver com isso pode ser extremamente debilitante, tanto mental quanto fisicamente. Quando recebi o diagnóstico, fiquei chocado, com certeza“.
O Lyme vem da Borrelia burgdorferi, uma bactéria que é transmitida por carrapatos da espécie Ixodes. Quando uma pessoa é picada pelo animal, a infecção pode atacar diversas partes do corpo. Ele ainda disse: “Mas, pelo menos, eu conseguia entender por que eu estava no palco com uma dor enorme nos nervos ou simplesmente sentindo uma fadiga ou enjoo insanos.”
Aparecendo como apenas uma pequena lesão, a doença pode se manifestar de forma semelhante a uma virose. Causa febre e dores na região da cabeça. Logo depois, é possível perceber que ela está se desenvolvendo, principalmente nas articulações.
Chegando ao sistema nervoso e ao coração, essa doença de Lyme é perigosa. Aqui no Brasil, ela não se prolifera tanto, podendo até ser considerada rara. É mais comum na Europa e nos Estados Unidos. Identificada por volta da década de 1970, seu nome remete à cidade de Lyme, especificamente em Connecticut.
Justin Timberlake relatou: “Decidi que a alegria que me apresentar me traz supera em muito o estresse passageiro que meu corpo estava sentindo. Estou muito feliz por ter continuado.” Para tentar combater a infecção, é possível recorrer à dosagem correta de antibióticos específicos.