Por meio de um projeto que foi protocolado, Júlia Zanata, do PL-SC, é uma deputada que falou sobre o Imposto de Renda (IR).
Com isso, aconteceu na Câmara dos Deputados, o que pode contribuir para pessoas físicas e também jurídicas.
A proposta vem de encontro com aquilo que foi pensado como isenção, especialmente para aqueles que ganham até R$ 5 mil por mês.
Descubra mais
De acordo com Zanata, o Imposto de Renda: “Desestimula a produção, enfraquece a formalidade e reduz a própria arrecadação”, para a CNN Brasil. Ainda sobre isso, e diante dela, eliminar o tributo é uma maneira de aliviar questões voltadas para o setor público, principalmente quanto às empresas e pessoas.
Hoje, a Câmara conta com Hugo Motta, do Republicanos-PB, liderando. Por outro lado, existe uma possibilidade de elevação quanto à isenção, sendo que o Imposto de Renda engloba um bom movimento arrecadado diante da União. Um exemplo é que, no ano de 2022, isso retratou cerca de 27,4% referente à receita de tributos nacionais.
Quanto ao Imposto de Renda, ele deve ser formulado todos os anos, diante daquilo que um indivíduo recebe. Além disso, é uma forma de proporcionar ao governo uma estimativa de crescimento quanto aos recebimentos das pessoas. Por isso, também demonstra como um cidadão colabora quanto aos direcionamentos de serviços e outros modelos de questões públicas.
Com base no Ministério da Fazenda, os recursos vão para setores como educação, saúde, benefícios com repasses de valores, incluindo também a segurança. Portanto, dá amparo a diversas áreas para todos os brasileiros, sendo assim meios que proporcionam inclusão social, além do setor agrário, agindo perante a habitação. Ainda prevalece quanto ao saneamento e às regiões que precisam de reparos, como reurbanização.
Porém, o governo deseja que o Congresso Nacional foque em uma votação, que deve acontecer ainda nesta semana, principalmente sobre o modelo de isenção, esse, por sua vez, de até R$ 5 mil.