Aquilo que foi determinado pelos Estados Unidos, especificamente por Donald Trump, vem de uma tarifa impactante para o Brasil.
Com informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), milhares de empregos podem ser perdidos.
Hoje existem cerca de 48 milhões de postos de trabalho disponíveis, todos formais, mas a preocupação ainda é grande.
O impacto
Mesmo que existam negativas em relação à tarifa de Trump, Luiz Marinho, Ministro do Trabalho do Brasil, disse ao Bom Dia Ministro, programa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC): “Se tudo der errado, o impacto seria de uma ordem de 320 mil desempregos no Brasil. Para um mercado de 48 milhões, não seria o desastre total. Evidentemente, alguns setores são fortemente atingidos, outros levemente, e alguns não sofrem qualquer efeito”.
O exemplo do agronegócio, alumínio e aço são os mais afetados pela tarifa. Sendo assim, a competitividade é reduzida, fazendo com que os negócios limitem suas respectivas produções, podendo até suspender tudo. Ainda sobre isso, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo são os estados que mais exportam.
Quanto aos empregos afetados, essas regiões proporcionam muitas indústrias. Ou seja, será possível ver o desemprego por conta da tarifa de Trump. Denominada Medida Provisória Brasil Soberano, teve assinatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, visa ajudar não só os funcionários, como também as negócios envolvidos.
É possível, com essa medida, ainda apresentar uma espécie de suspensão, que será temporária, com a possibilidade de manutenção dos contratos de trabalho. A carga horária ainda pode ser reduzida, inclusive o salário, mas será com base em negociações. Podendo dar férias para todos os trabalhadores, só ocorrerá com a baixa das produções.
Portanto, a medida que Trump implementou sobre o Brasil pode ser contornada nesses termos, em que as empresas devem procurar novos compradores. Sendo assim, não ficará dependente dos EUA. Aberto ao diálogo, o Brasil pretende agir perante Donald Trump, tentando amenizar a situação de grande impacto.