Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Brasil e China firmam acordo bilionário para megaobra jamais vista

Por Gabriela Santos
10/07/2025
Em Geral
0
Reprodução: Freepik

Reprodução: Freepik

Estudando a criação de uma ferrovia ligando o Atlântico ao Pacífico, Brasil e China firmaram um memorando. Saindo da Bahia até o porto de Chancay, no Peru.

Visando facilitar o escoamento de commodities e produtos industrializados para a Ásia, redução de custos e ganho de tempo influenciaram.

Você também pode gostar:

Novo repasse do FGTS já está disponível para consulta

Novo repasse do FGTS já está disponível para consulta

14/07/2025
O pão que você come pode ser mais perigoso do que parece

O pão que você come pode ser mais perigoso do que parece

14/07/2025
Ciência enfrenta crise com nova explicação para origem do cosmos

Ciência enfrenta crise com nova explicação para origem do cosmos

14/07/2025
Novo visual do Onix promete chamar a atenção nas ruas

Novo visual do Onix promete chamar a atenção nas ruas

14/07/2025

A assinatura do acordo tem a Infra S.A. e o Instituto de Planejamento Econômico da China Railway. Um estudo técnico de cinco anos será feito.

Transformação logística

Prevendo a integração com modais que já existem, análises ambientais, viabilidade econômica e sustentabilidade constatarão. O trajeto passará por Goiás, Rondônia, Mato Grosso e Acre, modernizando a infraestrutura portuária. Como jamais vista, a megaobra com o capital chinês é estratégica e benéfica para todos.

Mesmo que o Brasil não tenha aderido à Nova Rota da Seda, se alinha com novas rotas comerciais na América Latina. Viabilizado, a megaobra mudará a logística continental. Oferecendo uma alternativa ao Canal do Panamá e pelo sul do continente, a ferrovia impulsionará o desenvolvimento regional no Centro-Oeste do país.

Gerando empregos, pode aliviar portos sobrecarregados do Sudeste. A expectativa é de otimismo, onde o início das obras está previsto para 2032 e em operação plena até 2040. Focando na sustentabilidade, a megaobra poderá acessar áreas sensíveis como o Cerrado e Amazônia. Viabilizando o cronograma proposto, atrai novos investimentos.

Considerando a integração de trechos da Ferrovia Norte-Sul e da Ferrogrão, ampliando o alcance logístico nacional. Sendo um dos pilares da iniciativa, a intermodalidade busca eficiência e menor impacto ambiental. Brasil e China estão reforçando uma diplomacia para o desenvolvimento de infraestrutura, onde compromissos formais estão sendo feitos.

Exemplificando o modelo, a megaobra tem potencial para reposicionar o país como protagonista no cenário intercontinental. O projeto depende da conclusão dos estudos técnicos, principalmente para avançar. Negociações com o Peru também são importantes para alinhar.

Gabriela Santos

Gabriela Santos

Jornalista que atua com a produção de conteúdo em temas diversos, aproximando o leitor por meio de informações que refletem o cotidiano.

Próximo post
Moto que roda muito e gasta pouco virou a queridinha dos brasileiros

Moto que roda muito e gasta pouco virou a queridinha dos brasileiros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Novo repasse do FGTS já está disponível para consulta

Novo repasse do FGTS já está disponível para consulta

14/07/2025
O pão que você come pode ser mais perigoso do que parece

O pão que você come pode ser mais perigoso do que parece

14/07/2025
Ciência enfrenta crise com nova explicação para origem do cosmos

Ciência enfrenta crise com nova explicação para origem do cosmos

14/07/2025
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.