Por meio da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o BPC é distribuído. Com isso, é um amparo para aqueles que são idosos, além de pessoas com deficiência (PcDs).
Com baixa renda, eles podem acessar o pagamento, sendo que, para os meses de setembro e outubro, um cronograma deve guiá-los.
Pelo Meu INSS, o BPC pode ser acompanhado, dando um direcionamento sobre aquilo que os indivíduos devem receber.
Mais informações
Sendo o valor do BPC o mesmo do salário mínimo, este é de R$ 1.518,00. Igualmente para todos os beneficiários, não há inclusão do 13º, pensão por morte nem FGTS. Categorizado como um auxílio assistencial, ele não proporciona o mesmo que as aposentadorias nem as pensões perante o INSS.
A data para o pagamento do BPC deve ser seguida exatamente como indicada. Por isso, deve-se conferir pelo penúltimo dígito do NB. Sendo assim, o 1 receberá em 24 de setembro, seguido pelo 2, que terá o valor no dia 25/09, e o 3, no dia 26/09.
O dígito 4, por sua vez, terá o pagamento do BPC no dia 29/09, sendo o número 5 em 30/09. Já no mês de outubro, o 6 receberá no dia 1º, prosseguindo com o 7 em 02/10. O dígito 8 terá o pagamento no dia 03/10, o 9 em 06/10 e, por último, o 0 em 07/10.
Quanto à consulta do BPC, esta deve ser feita pelo Meu INSS. Disponível tanto para celulares quanto para desktop, é preciso entrar com o login da conta GOV.BR. Pelo CPF, deve-se colocar a senha. Depois, encaminhar-se ao menu “Extrato de Pagamento”. Em seguida, encontrar a data e o valor do pagamento.
Caso seja preciso, pode-se baixar o comprovante e até imprimi-lo. A disponibilidade quanto ao pagamento será iniciada no dia 16 de setembro. Por isso, para checar a data, é fundamental entrar no sistema com frequência. Caso haja dúvidas, elas podem ser esclarecidas junto à Central 135.