Sendo referência na tecnologia, a Apple anunciou que interrompeu o desenvolvimento do seu iPad dobrável. Apesar de gerar muitas expectavas em seus clientes, a decisão veio a partir de desafios técnicos. Além disso, custos elevados e as incertezas sobre a aceitação do produto.
Demonstrando seu compromisso em manter altos padrões de lançamento, a rentabilidade também está envolvida nesse adiamento do iPad. Telas dobráveis e dobradiças sofisticadas são de grande custo, onde o vinco visível na tela também. Com esses problemas não solucionados, o design passa por critérios rigorosos.
Apesar do mercado dos tablets estar estagnado, a Apple deseja seguir a mesma linha de produtos oferecidos pela marca. Com projeto do iPad parado, a empresa está colocando muitos esforços para o iPhone dobrável. Considerado mais promissor, a demanda deve ser maior.
Os desafios
Estrategicamente, o desejo da Apple é o de lançar produtos mais refinados, sendo incluída a reputação da marca. Telas flexíveis e de qualidade premium são de materiais inviáveis pelos valores, onde a grande escala também é o problema. Apesar de ser técnico, as tentativas de inovação foram barradas pela experiência visual comprometida.
Tendo a valorização de funcionalidades simples, os produtos da Apple, incluindo seus iPads, precisam seguir a excelência no que diz respeito à estética. Dificultando a aprovação, os protótipos disponíveis não agradaram. Outro ponto que influenciou no adiamento foi a desaceleração pela procura desses produtos.
Por mais que a Apple continue liderando e impactando com seus produtos, existe uma menor frequência na troca de seus clientes no que se refere a tablets. Inviabilizando o lançamento desse dispositivo inovador, todas as apostas estão no desenvolvimento do iPhone dobrável.
O maior interesse do público continua sendo os celulares, onde o potencial financeiro é garantido. O iPhone da Apple é o principal motor de vendas, tendo a inovação desse considerado a mais estratégica do que um iPad dobrável, por exemplo. Alinhada com o cenário tecnológico, a companhia se mantém firme.