Pensando em se comprometer com as novas exigências do mercado automotivo, a Volkswagen decidiu acabar com a produção do Touareg.
Começando a aplicar isso em 2026, a montadora apresentou o veículo em 2002. Além disso, chamou muita atenção pela parceria com a Audi e a Porsche.
Marcando presença por cerca de 24 anos, esse carro é um dos mais famosos e foi concebido como um SUV luxuoso.
O que motivou a marca
Ao imaginar um futuro com carros mais eficientes e acessíveis, a Volkswagen, com o modelo Touareg, atente àqueles que querem um veículo repleto de luxo. Com o propósito de colocar a montadora perto de outras marcas, o veículo, que será descontinuado, ficou muito tempo no mercado atendendo às expectativas.
Com o passar dos anos, a Volkswagen decidiu focar em carros que proporcionem mais economia. Com isso, os novos modelos da empresa também devem ser sustentáveis. Recalculando a rota, eles pensaram com efetividade, considerando que as exigências hoje são outras. O modelo Touareg acabou sendo deixado de lado, onde a modernidade deve tomar conta.
Ainda sobre isso, atualmente existem carros que são híbridos e elétricos, nos quais eles estão se consolidando. A Volkswagen quer agir para suprir as demandas do mercado competitivo, mas, por outro lado, pode oferecer opções ainda mais vantajosas para o consumidor final, nas quais ele se sentirá satisfeito.
Não só o Touareg, mas outros com especificação de SUV elétrico, como ID.5, devem ser cancelados até 2027. Passando por uma enorme modificação, a Volkswagen quer ampliar seu catálogo com veículos de propostas totalmente diferentes. No Brasil, o modelo descontinuado saiu ainda em 2019.
O motivo que fez a Volkswagen agir assim se deu pela baixa aquisição. Mesmo com motor potente e especificações atraentes, o Touareg não se firmou em território nacional. Com isso, também não houve nenhuma competição que colocasse o carro no topo de preferências. Portanto, é possível que se sejam mais veículos SUVs, nos quais eles estão tentando se alocar.