Uma nova decisão tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em uma reunião realizada nesta terça-feira (17) certamente animará os clientes da Light.
Isso porque as contas da distribuidora de energia elétrica, que atua na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terão uma redução média de 2,52% a partir do próximo mês.
O valor é referente destacado é exclusivo para clientes residenciais. No caso de consumidores industriais (alta tensão), a redução será de 0,52%.
As novas tarifas já serão válidas para as faturas com vencimento em julho, garantindo assim um reajuste praticamente imediato nas mensalidades.
O que motivou a redução nas contas de luz?
O reajuste anual das tarifas de energia geralmente ocorre em março de cada ano. Contudo, por conta de divergências na diretoria da Aneel, a decisão acabou sendo adiada.
Os debates giraram em torno de um mecanismo regulatório que poderia ter gerado uma redução de até 13% nas tarifas de baixa tensão ainda em 2025, mas que resultaria em sequelas no próximo ano.
Sendo assim, para evitar futuras oscilações bruscas na conta de luz, a agência aprovou uma queda moderada, que pode manter a tarifa estável e a valores mais agradáveis.
Quanto a redução nas contas de luz diminuirá na prática?
Apesar de ter ficado abaixo das expectativas, ainda assim o desconto foi muito bem aceito pelos consumidores. Contudo muitas pessoas ainda não sabem o quanto de diferença ele realmente fará na conta de luz.
Sendo assim, para facilitar o entendimento, considerando a redução de 2,52% uma família que paga cerca de R$ 300 de conta de luz atualmente poderá economizar por volta de R$ 7,50 por mês (via Seu Crédito Digital).
Em proporções mensais, o impacto não parece ter tanta significância. Contudo, levando em consideração os gastos anuais, a soma dos valores totaliza resultados bem mais relevantes.