Por conta do desmatamento que ocorre na Amazônia, isso é um tanto preocupante. Sendo assim, o Brasil pode se deparar com problemas relacionados ao hídrico, incluindo a desertificação.
Em pouco tempo, caso se tenham avanços quanto à destruição da composição natural, o pior pode acontecer.
Um estudo foi visto na Nature Communications, e este dá um indicativo alarmante de 75% de poucas chuvas e de elas diminuindo.
As consequências da escassez
Árvores também estão envolvidas, sendo que os representantes ainda disseram que, desde 1985, houve uma elevação quanto ao calor de 2 °C. Com isso, 16% têm ligação direta com o desmatamento que acontece na Amazônia. Denominada como “pulmão do planeta”, já não conta com a mesma variação de carbono, com a emissão de gases em aumento.
Por meio das árvores, elas conseguem absorver a umidade, fazendo a liberação pela atmosfera. Esse propósito é o que se refere a 40% de chuvas pelo local. Tendo isso abaixo, conta-se com o enfraquecimento, se evidenciando em um período seco, ou seja, entre os meses de junho e novembro.
Ao perder as chuvas, o local fica mais propenso a queimadas. No ano passado, em um indicativo, foram mais de 16 milhões, equivalentes a hectares completamente devastados pelo fogo. Já nos primeiros momentos de 2025, a elevação foi quanto ao desmatamento, sendo ele de 27%. Os dados são do Inpe.
Sem as composições necessárias para o sistema ficar saudável, a chuva não se constitui, dando espaço para a degradação e queimadas. Com dados da Universidade de Princeton e de um meio ligado aos EUA, que se designa à atmosfera e aos oceanos, se parte da Amazônia for afetada, será possível sentir um aumento de 2,5 °C quanto à temperatura. Além disso, as chuvas podem cair até 30%, tudo em indicativo global.
Para o Brasil, também chegariam a problemas evidentes, sendo eles direcionados à agricultura e à energia elétrica. Com isso, pelo menos 80% têm dependência quanto às hidrelétricas. Meios de prevenção devem ser tomados para proteger a Amazônia, visando não só um país mais consciente, como um planeta.