Dando um alívio na conta de luz graças a um bônus de R$ 883 milhões da Itaipu Binacional, agosto será mais leve.
O valor, que vem de excedentes financeiros da usina, será destinado às distribuidoras para reduzir custos repassados aos consumidores.
A medida, que terá conta de luz mais leve, valerá para áreas urbanas e rurais, onde amenizará o impacto das tarifas no orçamento das famílias.
Os benefícios
Diante da alta nos preços de alimentos, combustíveis e serviços básicos, a conta de luz mais barata será com desconto automático, sem necessidade de cadastro. Mesmo que seja temporária e para o mês de agosto, poderá chegar em até 5% nas contas residenciais, dependendo do perfil de consumo de cada unidade favorecida.
Famílias de baixa e média renda tendem a ser beneficiadas com a conta de luz mais leve, já que destinam parte significativa da renda ao pagamento. Programas como Tarifa Social de Energia Elétrica continuarão ativos, onde poderão proporcionar ainda mais alívio aos indivíduos com cadastro correto.
Empresas também serão contempladas, embora o foco principal seja o consumidor residencial. O Ministério de Minas e Energia, além Aneel destacam que é uma ação pontual, mas eficaz principalmente para combater efeitos da inflação. Promovendo equilíbrio social, o Governo Federal avalia repetir medidas semelhantes no futuro.
Caso outras estatais do setor elétrico apresentem resultados financeiros positivos, isso pode se estender. As pessoas devem ficar atentas com a fatura de agosto e acompanhar a conta de luz. Mesmo que com o alívio momentâneo, oscilações podem acontecer por fatores climáticos ou cambiais.
Aliviando o orçamento de famílias, representa uma boa iniciativa. Permitindo desconto na conta de luz, o benefício será para contribuir não só com o setor elétrico, mas especialmente dando equilíbrio social. Reforçando a importância de acompanhar futuras oportunidades semelhantes promovidas, todos devem se informar.