Fundamental para o pleno descanso e para revigorar o corpo, dormir bem também é uma forma de fortalecer a imunidade.
Alguns problemas podem atrapalhar, fazendo com que as pessoas não consigam dormir por mais de seis horas. Com o tempo, doenças podem se estabelecer.
Com impacto direto no dia a dia, seja para trabalhar ou realizar qualquer outra atividade, dormir pouco não é nada benéfico.
Como pode comprometer o corpo
Para o pleno funcionamento do corpo, dormir bem fortalece o sistema imunológico. Com isso, as citocinas são estimuladas durante o sono, auxiliando no combate a qualquer inflamação ou infecção. Para quem dorme menos de sete horas por dia, essa ação não ocorre como deveria.
Outra questão pode se desenvolver ao dormir pouco e está relacionada aos anticorpos. Por exemplo, ao tomar uma vacina, esse processo pode não gerar o efeito necessário para proteger. Com ação sobre os hormônios, o sono inclui a regeneração dos tecidos, e descansar bem serve para fortificar o corpo.
Ainda sobre as consequências de dormir menos do que o necessário, a diabetes pode aparecer, incluindo doenças cardiovasculares. Deixando uma pessoa estressada durante o dia, não descansar o suficiente pode dificultar a cura de uma gripe, por exemplo.
Quanto à mente, dormir pouco prejudica o aprendizado, e a memória também pode ser afetada. Por isso, é importante começar a adotar medidas para conseguir descansar verdadeiramente. Sendo assim, ir para cama sempre no mesmo horário é o primeiro passo. Com o tempo, o corpo irá se adequar.
A luz que vem dos celulares pode atrapalhar, por isso é fundamental deixá-los de lado pelo menos uma hora antes de dormir. Um quarto sem luz e barulho auxilia a pessoa a se comportar devidamente na cama, conseguindo adormecer. Por isso, é necessário começar a usar esses métodos, pois a imunidade e o sono serão restaurados.