A U.S. News & World Report fez a divulgação de seu ranking anual com as melhores dietas de 2025. Levando em consideração não apenas o emagrecimento, a saúde em geral foi atribuída.
Pensando na prevenção de doenças, o levantamento foi realizado por uma equipe especializada. Tendo médicos e nutricionistas, a dieta mediterrânea ficou no topo.
Consolidando a reputação ao fazer a combinação de benefícios clínicos, também tem o equilíbrio nutricional. Hábitos alimentares da Espanha, Itália e Grécia deram embasamento.
Melhor aliada do bem-estar
A dieta mediterrânea é composta por vegetais, tendo frutas, legumes, grãos integrais, além do azeite de oliva. Frutos-do-mar, laticínios e aves aparecem com moderação, enquanto a carne vermelha deve ser consumida de maneira restrita. Com esse padrão alimentar, ele também é acessível.
Sustentável, é compatível com a prevenção de doenças crônicas. A saúde cardiovascular é melhorada, onde existe uma redução no risco de doenças como diabetes e obesidade. É importante fazer a inclusão dessa dieta com acompanhamento de um profissional adequado, onde perigos não vão acontecer.
Exigindo ajustes para evitar deficiências nutricionais, a dieta mediterrânea precisa ser adequada para pessoas com necessidades específicas. Ferro, B12 e cálcio estão incluídos. Valorizando a diversidade alimentar, enfatiza-se o consumo de alimentos naturais, onde os processados são minimamente usados nessa questão.
Tendo essa variedade com a dieta mediterrânea, ela promove um maior equilíbrio. Sendo ele de minerais, vitaminas e antioxidantes, todos são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Incluindo o azeite de oliva, essa é a principal gordura para reduzir o colesterol.
Sendo um modelo alimentar flexível, a dieta mediterrânea precisa ser adaptada para perfis distintos e considerando restrições. De fácil manuseio, se encaixa em diversos estilos de vida. Um padrão mais saudável deve ser acrescentado para favorecer e dar mais consciência sobre aquilo que se consome, onde necessidades individuais serão atendidas.