Pessoas pelo mundo gostam de colocar sal no café, pois isso tem um propósito vindo de muitas culturas. Outros podem achar estranho, mas vale a tentativa.
Dando outro sabor para a bebida, colocar esse ingrediente nela também vem de chefes de cozinha e pessoas que atuam com culinária em geral.
Segundo uma pesquisa de P. Breslin e G. Beauchamp, de 1997, eles concluíram que colocar sal no café pode dar realce. Tudo foi pulicado na revista Nature. Indo além, ainda é capaz de tirar o sabor amargo.
A transformação surpreendente
O chef Alton Brown sugeriu a seus seguidores nas redes sociais como deveriam adicionar o sal no café. Para isso, ele recomenda usar um quarto da colher de chá. Ao equilibrar o sabor da bebida, o lado amargo dela passa despercebido. É possível sentir essa diferença usando sal que não leva iodo. Essa medida vale para seis colheres do pó do café.
Sobre a essência do sal, é possível perceber os sabores salgado, azedo, amargo, doce e umami. Indo além, ele pode elevar a sensibilidade do paladar. Deixando o café mais suave, a quantidade de sal deve seguir padrões para não exagerar. Também é comum ver pessoas colocando esse ingrediente em sobremesas.
Aqueles que não podem ingerir muito sal devem tomar cuidado, principalmente por questões relacionadas à hipertensão arterial. Mesmo que não cause danos à saúde, é importante se informar. O excesso de sal pode afetar o coração, elevando os riscos para quem já consumiu uma quantidade maior.
Tendo variações, o café com sal deve ser ajustado ao gosto de cada um. Sendo uma alternativa capaz de proporcionar outro sabor, alguns devem dar uma chance. Essa junção pode parecer estranha, mas já foi comprovada cientificamente, sendo adotada em cafeterias e restaurantes.
Prestando atenção às condições de saúde, o café com sal é uma oportunidade de mudar aquilo que já se conhece tradicionalmente com o açúcar. Dependendo de cada paladar, é possível aderir e implementar na rotina do dia a dia. Sendo assim, é possível gostar e se fascinar.