Uma pequena cidade do Maranhão está chamando a atenção das autoridades e do governo, sobre a possibilidade de ser engolida por crateras que estão se abrindo pelo território. O caso está ocorrendo em Buriticupu, localizada a 400 km da capital do estado, São Luís, no qual os moradores relatam que o problema de erosão vem ocorrendo há pelo menos 30 anos, diante dos surgimentos de grandes crateras, também conhecidas como voçorocas.
Em março deste ano, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi notificado sobre o avanço desses fenômenos, esteve presente com o prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira da Silva, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, para criar um plano de impedir que a voçoroca gigante chegue na cidade. Nesse encontro, Góes ressaltou que é necessário um bom estudo hidrológico e geológico para recuperar a área: “Sem um bom estudo e um bom projeto, nós não vamos conseguir resolver o problema. Nós temos recursos disponíveis para investir em obras, mas precisamos dos estudos, para não errar na solução do problema”, afirmou o ministro.
O que é voçoroca e como estão atingindo Buriticupu, no Maranhão
De acordo com análises, a cidade de Buriticupu possui quase 30 voçorocas de grande proporção, sendo que algumas possuem até 70 metros de profundidade e mais de 600 metros de extensão. As duas maiores estão separadas por menos de 1 km e há preocupação de que elas se encontrem, formando um rio no futuro.
As voçorocas são grandes buracos no chão que podem chegar até centenas de metros de extensão e dezenas de metros de profundidade. A causa de seus surgimentos é o resultado de erosões provocadas pela água das chuvas onde há pouca vegetação e o solo fica desprotegido. Com a retirada da vegetação nativa, especialmente para atividades madeireiras ou para o agronegócio (soja e eucalipto), o solo fica desprotegido e altamente suscetível à erosão.
O prefeito da cidade afirma que a população não corre risco e que Buriticupu não vai desaparecer do mapa, porém, a situação é grave e exige ações complexas e de grande investimento para mitigar os impactos das voçorocas e garantir a segurança de todos.