Astrônomos conseguiram ver água congelada em uma estrela. Com isso, refere-se a um sistema que está a aproximadamente 160 anos-luz da Terra.
Usando um telescópio denominado James Webb, tudo foi relatado na revista Nature. A estrela, por sua vez, é a HD 181327.
Com cerca de 18 milhões de anos, ela é um tanto quanto jovem, se levar em consideração os termos astronômicos. Mais quente e de tamanho maior que o Sol, conta com gelo, rochas e até poeira.
Surpreendendo cientistas
A estrela com água congelada é uma novidade para estudiosos, e tudo aconteceu fora do Sistema Solar. Com a ajuda do telescópio, ele foi usado para analisar o espaço. Em parceria da NASA com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), tem como propósito tomar o lugar do Espacial Hubble, outro telescópio.
Quanto ao lugar em que o objeto está, fica a 1 milhão de quilômetros da Terra. Com isso, além da água que foi detectada na estrela parecida com o Sol, ele consegue registrar outros planetas, estrelas e galáxias. O Espectrógrafo de Infravermelho Próximo (NIRSpec) serviu como outro método da ferramenta para conseguir localizar a água.
Tendo semelhanças com um gelo que também pode ser localizado em Saturno, esse fica ainda mais longe do Sistema Solar, no Cinturão de Kuiper. Ainda sobre a estrela, ela foi notada com gelo em formato maior do que um milímetro. É possível que tudo isso esteja relacionado com outros itens congelados que entraram em colisão.
Olivina e sulfeto de ferro também foram encontrados, sendo esses compostos que estão presentes em asteroides, cometas e meteoritos. A análise tem grande importância, pois existem questões que podem designar a formação desses planetas, onde é possível até encontrar vida.
Sendo assim, investir nesses estudos é essencial, pois os profissionais podem desvendar ainda mais. Com isso, ainda fornecerão materiais para outras descobertas, que curiosos e entendedores do espaço podem usar para se informar. Além disso, a estrela conta com 14% de massa composta por água e gelo.